sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Excelente mestre

Jesus foi um excelente mestre no uso da arte da dúvida. Como a usava? Através da arte da pergunta e das suas instigantes parábolas. Mas a dúvida não depunha contra a fé? Primeiro Ele usava a arte da dúvida para remover os preconceitos das pessoas, depois discorria sobre a fé. Portanto, Ele discorria sobre uma fé inteligente. Um homem tão inteligente só podia falar sobre as coisas inteligentes.
Tudo em que as pessoas crêem as controla. Através da ferramenta da dúvida, o mestre libertava as pessoas da ditadura do preconceito e depois falava do seu plano transcendental.
A dúvida inteligente esvazia o orgulho. Jesus contava ricas parábolas levando as pessoas a confrontar-se com seu orgulho e rigidez, desse modo Ele objetivava estimular os espírito delas e romper seu cárcere intelectual. Ele respondia perguntas com perguntas e quando dava respostas, elas sempre abriam os horizontes dos pensamentos.

Era um grande mestre da educação e seus discursos formavam e não informavam.
((Augusto Cury))

Dois tipos de sabedoria

Há dois tipos de sabedoria: a inferior e a superior.

A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe.
Os verdadeiros sábios são os mais convictos da sua ignorância.
Desconfiem das pessoas auto-suficientes.
O orgulho é um golpe contra a lucidez, um atentado contra a inteligência.
A sabedoria superior tolera;
A inferior julga.
A superior alivia;
A inferior culpa.
A superior perdoa;
A inferior condena.
Na sabedoria inferior há diplomas;
Na superior ninguém se diploma, não há mestres nem doutores, todos são eternos aprendizes.
Que tipo de sabedoria controla sua vida?
Duvidar das suas convicções pode fortalecê-las se elas tiverem fundamento ou pode abrir novas possibilidades do pensamento se elas forem frágeis e superficiais. Quem sabe utilizar a arte da dúvida vai ao encontro da sabedoria superior e, por isso, sempre vai considerar todo seu conhecimento uma pequena gota num oceano.
As pessoas autoritárias excluem a arte da dúvida da sua história, por isso são inquestionáveis.
Uma das principais características de uma pessoa autoritária é que ela impõe e não expõe o que pensa. Quais são os parâmetros para sabermos se uma pessoa é autoritária?
Vários! Entre eles: dificuldade de reconhecer erros, dificuldade de se colocar no lugar dos outros...
((Augusto Cury))