terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Nova Ortografia

O Novo Acordo Ortográfico foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos países lusófonos, ou seja, os que têm o português como língua oficial. Ele já entrou em vigor agora em janeiro de 2009.Os brasileiros terão quatro anos para se adequar às novas regras. Durante esse tempo, tanto a grafia hoje vigente como a nova serão aceitas oficialmente. A partir de 1 de janeiro de 2013, a grafia correta da língua portuguesa será a prevista no Novo Acordo. Ainda há questões controversas, principalmente no que tange ao hífen em palavras compostas. Essas questões só serão esclarecidas com a nova edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, a ser publicado pela Academia Brasileira de Letras. As mudanças são poucas em relação ao número de palavras que a língua portuguesa tem, porém são significativas e importantes. Basicamente o que nos atinge mais fortemente no dia-a-dia é o uso dos acentos e do hífen.



Alfabeto

O alfabeto brasileiro passa a ter 26 letras, em vez de 23.Foram incluídas k, w e y, usadas principalmente em siglas e palavras originárias de outras línguas.

* em nomes próprios de pessoas e seus derivados;
Exemplos: Franklin, frankliniano, Darwin, darwinismo, Wagner, wagneriano, Taylor, taylorista, Byron, byroniano.

* em nomes próprios de lugares originários de outras línguas e seus derivados;
Exemplos: Kuwait, kuwaitiano, Washington, Yokohama, Kiev.


* em símbolos, abreviaturas, siglas e palavras adotadas como unidades de medida internacionais;

Exemplos: km (quilômetro), KLM (companhia aérea), K (potássio), W (watt), www (sigla de world wide web, expressão que é sinônimo para a rede mundial de computadores


* em palavras estrangeiras incorporadas à língua.
Exemplo: sexy, show, download, megabyte.



Trema
O trema foi abolido de todas as palavras da língua portuguesa. Essa marcação servia, originalmente, para destacar a pronúncia do u nas combinações que, qui, gue e gui. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa. Vale lembrar, porém, que a pronúncia continua a mesma.

COMO é hoje = COMO VAI FICAR
agüentar = aguentar
eloqüente = eloquente
freqüente = frequente
lingüiça = linguiça
sagüi = sagui
seqüestro = sequestro
tranqüilo = tranquilo
anhangüera = anhanguera

Porém, o trema é mantido em nomes próprios estrangeiros e suas derivações, como Bündchen, Schönberg, Müller e mülleriano, por exemplo.


Acento diferencial

O acento diferencial é utilizado para permitir a identificação mais fácil de palavras homófonas, ou seja, que têm a mesma pronúncia. Atualmente, usamos o acento diferencial – agudo ou circunflexo – em vocábulos como pára (forma verbal), a fim de não confundir com para (a preposição), entre vários outros exemplos. Com a entrada em vigor do acordo, o acento diferencial não será mais usado nesse caso e também nos que estão a seguir:

* péla (do verbo pelar) e pela (a união da preposição com o artigo);
* pólo (o substantivo) e polo (a união antiga e popular de por e lo);
* pélo (do verbo pelar) e pêlo (o substantivo);
* pêra (o substantivo) e péra (o substantivo arcaico que significa pedra),
em oposição a pera (a preposição arcaica que significa para).


No entanto, algumas palavras obrigatoriamente continuarão recebendo o acento diferencial:

* pôr (verbo) mantém o circunflexo para que não seja confundido com a preposição por;
* pôde (o verbo conjugado no passado) também mantém o circunflexo para que não haja confusão com pode (o mesmo verbo conjugado no presente).
*Dêmos (do verbo no subjuntivo que nós dêmos) para se diferenciar de demos (do passado nós demos);
*Fôrma (substantivo) para se diferenciar de forma (verbo).


Ditongo é o encontro de duas vogais pronunciadas em uma só sílaba.O acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos das palavras paroxítonas, como alcaloide, assembleia, boleia, epopeia, ideia, jiboia, paleozoico, paranoia, onomatopeia.As palavras oxítonas terminadas em éi, éu e ói continuam acentuadas: chapéu, herói, corrói, remói, céu, véu, lençóis, anéis, fiéis, papéis, Ilhéus.

COMO é hoje = COMO VAI FICAR
idéia = ideia
heróico = heroico
Coréia = Coreia
jibóia = jiboia
apóio = apoio
assembléia = assembleia
asteróide = asteroide
bóia = boia
estréia = estreia

européia = europeia
geléia = geleia
jóia = jóia
platéia = plateia
paranóia = paranoia
heróico = heroico


U tônicoA letra u não será mais acentuada nas sílabas que, qui, gue, gui dos verbos como arguir, redarguir, apaziguar, averiguar, obliquar. Assim, temos apazigue (em vez de apazigúe), argui (em vez de ele argúi), averigue, oblique. Pode-se também acentuar desta forma esses verbos: ele apazígue, averígue, oblíque.I e U tônicos.
As palavras paroxítonas que têm i ou u tônicos precedidos por ditongos não serão mais acentuadas. Desta forma, agora escreve-se feiura, baiuca, boiuno, cauila.Essa regra não vale quando se trata de palavras oxítonas; nesses casos, o acento permanece. Assim, continua correto Piauí, teiús, tuiuiú.

COMO é hoje = COMO VAI FICAR
averigúe = averigue
argúi = argui
feiúra = feiura
tuiúca = tuiuca


Acento circunflexo

Com o acordo ortográfico, o acento circunflexo não será mais usado nas palavras terminadas em oo.

COMO é hoje = COMO VAI FICAR
enjôo = enjoo
vôo = voo
abençôo = abençoo
corôo = coroo
magôo = magoo
perdôo = perdoo


Os hiatos são sequências de vogais que pertencem a sílabas diferentes.Foram eliminados os acentos circunflexos nos hiatos dos seguintes casos:oo – enjoo, perdoo, magoo, voo, abençoo;ee – creem, deem, leem, releem, veem, preveem. O acento circunflexo continua valendo para sinalizar o plural dos verbos ter e vir e seus derivados: eles têm, eles vêm, eles retêm, eles intervêm.

Da mesma forma, deixa de ser usado o circunflexo na conjugaçãoda terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos crer, dar, ler, ver e seus derivados.

COMO é hoje = COMO VAI FICAR
crêem = creem
dêem = deem
lêem = leem
vêem = veem
descrêem = descreem
relêem = releem
revêem = reveem



Hífen

O hífen deixa de ser empregado nas seguintes situações:
* quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começacom as consoantes s ou r. Nesse caso, a consoante obrigatoriamente passa a ser duplicada;
* quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa
com uma vogal diferente.


COMO É HOJE = COMO VAI FICAR
anti-religioso = antirreligioso
anti-semita = antissemita
auto-aprendizagem = autoaprendizagem
auto-estrada = autoestrada
contra-regra = contrarregra
contra-senha = contrassenha
extra-escolar = extraescolar
extra-regulamentação = extrarregulamentação
antiinflamatório = anti-inflamatório
microondas = micro-ondas
microorganismo = micro-organismo

1 não se usa hífen quando o segundo termo perdeu o h original: desumano, inábil
2 usa-se o hífen quando formar com a outra palavra um adjetivo ou substantivo: mal-estar, mal-humorado
3 quando a pronúncia for fechada (pos, pre, pro), liga-se sem hífen ao outro termo: preencher, posposto (exceções: preaquecer, predeterminar, preestabelecer, preexistir)


Mais alguns exemplos de palavras já alteradas: anti-inflamatório, antissocial, arqui-inimigo, autoestima, autorretrato, autossuficiente, contrarregra, contra-ataque, extrasseco, infraestrutura, infravermelho, maxidesvalorização, mega-amiga, micro-organismo, microssistema, mini-instrumento, minissaia, motosserra, multirracial, neoneonatal, proto-história, pseudociência, reavaliar, re-escrever, semiárido, semi-integral, semirrígido, sobre-erguer, sobre-humano, sobressaia, socioeconômico, suprassumo, tele-homenagem, ultra-apressado, ultrainterino, ultrassom, vasodilatador, circum-ambiente, circum-navegar, panceleste, cibercafé, ciberespaço, interdisciplinar, super-homem, superamigo, subalugar, subreitor, sub-humano, malsucedido, mal-estar, mal-humorado, malnascido, coautor, cooperar, co-herdeiro, corresponsável, além-mar, bem-educado, pré-natal, pró-reitor, recém-nascido,sem-terra, vice-campeão antirruído, antirracista, antirruga, antissocial, autoajuda, autoanálise, autoescola, autoestrada, autoestima, autoimune, autorretrato, autossuficiente, copiloto, contraindicação, contrarreforma, ...


Escreve-se com i, e não com e, antes da sílaba tônica:
Adjetivos e substantivos derivados em que entram os sufixos -iano e -iense.Exemplos: acriano (do Acre), camoniano (referente a Camões), torriense (de Torres), açoriano (dos Açores), rosiano (relativo a Guimarães Rosa).

Entendeu e Aprendeu???? Então faça um teste de conhecimento, entre no site abaixo e boa sorte!
http://veja.abril.com.br/idade/testes/reforma-ortografica.shtml

domingo, 25 de janeiro de 2009

Noivado e Casamento

A idéia do casamento parece ter um poder enfeitiçante sobre a mente de muitos jovens. Duas pessoas se conhecem, ficam fascinadas uma com a outra, e têm absorvida toda a sua atenção.

O amor é um precioso dom que recebemos de Jesus. A afeição pura e santa não é sentimento, mas PRINCÍPIO. Os que são movidos pelo verdadeiro amor não são irracionais ou cegos. Ensinados pelo Espírito Santo, amam a Deus acima de todas as coisas, e ao próximo como a si mesmos.
O amor é uma planta de origem celeste. Não é insensato; não é cego. É puro e santo. Mas a paixão do coração natural é algo totalmente diferente. Enquanto o amor puro inclui a Deus em todos os seus planos e está em perfeita harmonia com Seu Espírito, a paixão é teimosa, precipitada, insensata, desrespeitando todos os limites, e fazendo do objeto de sua escolha um ídolo.
O amor verdadeiro é um princípio elevado e santo, totalmente diferente em caráter daquele amor que é despertado por impulso, e que repentinamente morre quando duramente provado.
Em todo o comportamento de uma pessoa que possui o verdadeiro amor, será demonstrada a modéstia, simplicidade, sinceridade, moralidade, religião e caracterizarão cada passo em direção ao casamento.
Os que pretendem casar-se devem avaliar todo sentimento e observar todo traço de caráter naquele com quem desejam unir sua vida. Cada passo em direção do casamento deve ser caracterizado pela modéstia, simplicidade, sinceridade e pelo sincero propósito de agradar e honrar a Deus. O casamento afeta a vida futura tanto neste mundo como no vindouro.
Escolha um(a) companheiro(a) de vida tão-somente aquele que possua traços de caráter puros e nobres, que seja diligente, honesto e ousado em suas aspirações, que ama e tema a Deus. Que você procure uma pessoa para ficar ao seu lado, alguém que esteja habilitado(a) a assumir sua parte nas responsabilidades da vida, cuja influência o enobreça e refine, e que a(o) faça feliz com seu amor.

Numa união para a vida toda, suas afeições devem ser dedicadas à felicidade mútua. Cada um deve promover a felicidade do outro. Esta é a vontade de Deus a seu respeito. Mas, ao mesmo tempo que devem se unir em um só ser, nenhum de vocês deve perder sua própria individualidade por causa do outro.

Deve-se ter muito cuidado na formação de amizades e na escolha de companheiros. Cuide para que isso que agora acha ser ouro puro não se transforme em metal sem valor. Certas amizades podem e muitas vezes tendem a atrapalhar a união. Como? Críticas demasiadas do(a) companheiro(a), exigência da amizade em saídas para locais não edificantes, com a ausência do(a) companheiro(a), entre outros. Se tiver integridade de coração, você não será desviada(o) do caminho certo. Nenhum motivo será suficiente para movê-la(o) da linha reta do dever; você será leal e verdadeira(o) para com Deus e companheiro(a).
Se um(a) jovem não tem respeito pelas reivindicações de Deus, se não leva em consideração seus próprios deveres quanto à religião, haverá o perigo de não considerar devidamente os direitos do marido ou da esposa.
Antes de dar um passo que exercerá influência sobre toda a sua vida futura, analise tudo com cuidado e oração. Esse relacionamento se demonstrá uma fonte de verdadeira felicidade? Será um auxílio em sua vida cristã? Seu exemplo poderá ser seguido por outros?
Não entregue-se tão facilmente, nem deixe-se cativar muito depressa pelo exterior atraente do pretendente. Lembre-se que a aparência física é um detalhe, que o importante é o caráter! Pois este é eterno, aquele é passageiro!
É fundamental a religião no lar. Só ela pode prevenir os graves erros que tantas vezes amarguram a vida conjugal. Unicamente onde Cristo reina pode haver amor profundo, verdadeiro, altruísta. Então as duas pessoas se unirão, e as duas vidas se harmonizarão.
Antes de casar-se, toda mulher deveria perguntar se aquele com quem pretende unir seu destino é digno. Qual é seu passado? É pura a sua vida? O amor que ele expressa é de caráter nobre e elevado, ou é simples inclinação emocional? Tem ele os traços de caráter que a tornarão feliz? Poderá a mulher encontrar verdadeira paz e alegria em seu amor? Terá liberdade para preservar sua individualidade, ou deverá submeter seu juízo e consciência ao controle do marido? Seu corpo e alma, pensamentos e propósitos serão conservados puros e santos? Ele tem condições de manter e ser o cabeça da casa? Ele tem mãe? Qual a qualidade do caráter dela? Reconhece ele suas obrigações para com ela? É atento a seus desejos e felicidade? Se ele não respeita nem honra a mãe, manifestará respeito e amor, bondade e atenção para com a esposa? Quando acabar a novidade do casamento, ele ainda me amará? Será paciente com meus erros, ou será crítico, autoritário e ditatorial? A afeição verdadeira passará por alto muitos erros, o amor não os distinguirá.
É pela fidelidade para com o dever na casa PATERNA que os jovens devem se preparar para seus próprios lares. Pratiquem eles aqui a abnegação e manifestem bondade, cortesia e simpatia cristã. Dessa forma, o amor será mantido aquecido no coração, e aquele que parte de um lar assim, par ser CHEFE de sua própria família, saberá como promover a felicidade daquela que escolheu como companheira de toda a vida.
O casamento, em vez de ser o fim do amor, será apenas o seu começo!
(Fonte: Curso para noivos e Mensagens aos jovens de Ellen G. White)

sábado, 24 de janeiro de 2009

Desde criança sempre gostei muito do Sermão da Montanha, reflita sobre este sermão!



"E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." Mateus 5: 1-16


"Da er aber das Volk sah, ging er auf einen Berg und setzte sich; und seine Jünger traten zu ihm,
Und er tat seinen Mund auf, lehrte sie und sprach:
Selig sind, die da geistlich arm sind; denn das Himmelreich ist ihr.
Selig sind, die da Leid tragen; denn sie sollen getröstet werden.
Selig sind die Sanftmütigen; denn sie werden das Erdreich besitzen.
Selig sind, die da hungert und dürstet nach der Gerechtigkeit; denn sie sollen satt werden.
Selig sind die Barmherzigen; denn sie werden Barmherzigkeit erlangen.
Selig sind, die reines Herzens sind; denn sie werden Gott schauen.
Selig sind die Friedfertigen; denn sie werden Gottes Kinder heißen.
Selig sind, die um Gerechtigkeit willen verfolgt werden; denn das Himmelreich ist ihr.
Selig seid ihr, wenn euch die Menschen um meinetwillen schmähen und verfolgen und reden allerlei Übles gegen euch, so sie daran lügen.
Seid fröhlich und getrost; es wird euch im Himmel wohl belohnt werden. Denn also haben sie verfolgt die Propheten, die vor euch gewesen sind.
Ihr seid das Salz der Erde. Wo nun das Salz dumm wird, womit soll man's salzen? Es ist hinfort zu nichts nütze, denn das man es hinausschütte und lasse es die Leute zertreten.
Ihr seid das Licht der Welt. Es kann die Stadt, die auf einem Berge liegt, nicht verborgen sein.
Man zündet auch nicht ein Licht an und setzt es unter einen Scheffel, sondern auf einen Leuchter; so leuchtet es denn allen, die im Hause sind.
Also laßt euer Licht leuchten vor den Leuten, daß sie eure guten Werke sehen und euren Vater im Himmel preisen."Matthaeus 5: 1-16

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Siebenten-Tags-Adventisten / Adventistes du Septième Jour / Adventista do Sétimo Dia

HERZLICH WILLKOMMEN


En tant qu'adventistes du septième jour, nous croyons aux dons de l'Esprit, y compris à celui de prophétie, mais nous pensons également que tout doit être vérifié à la lumière de la Parole de Dieu.

Como adventistas do sétimo dia, cremos nos dons do Espírito, inclusive a profecia, mas cremos também que tudo deve ser provado pela Palavra de Deus.





Hebreus 10:23 "Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu."

Les auteurs bibliques font souvent mention des phénomènes naturels comme révélateurs de la majesté et de la grandeur de Dieu. Voyez donc l'univers! Quand la nuit est claire, on voit à l'œil nu des milliers d'étoiles. Pourtant, si la voie lactée compte environ deux cents milliards d'étoiles, ce n'est qu'une galaxie parmi les centaines de milliards d'autres que nous pouvons voir. Qui sait combien d'autres existent au-delà de nos télescopes !
Les distances, au sein de l'univers, nous laissent rêveurs en dehors du soleil, l'étoile la plus proche de la terre, Alpha Centauri, est a 4,28 années-lumière (une année-lumière est la distance parcourue par la lumière en un an - c'est-à-dire environ 9,44 milliards de kilomètres). Un vaisseau spatial allant à 160,000 kilomètres/heure mettrait environ 29000 ans pour y parvenir. La voie lactée à un diamètre de 100,000 années-lumière et la plus grande galaxie connue est celle de Markarian, dont le diamètre est de 1,3 million d'années-lumière.
Des faits tout aussi impressionnants nous seraient révélés si nous utilisions un microscope électronique pour étudier les dizaines de milliers de gènes que possède chaque individu. Notre esprit limité est tout simplement incapable de saisir toutes les merveilles du monde crée.
Pourtant, la nature seule ne suffit pas pour nous faire connaitre le caractère de Dieu ou pour nous donner une réponse aux nombreuses questions fondamentales que nous nous posons sur lui.

Au ciel, sur la terre et dans les eaux profondes de l'océan, nous voyons la main divine. Tout ce qui a été crée témoigne de sa puissance, de sa sagesse et de son amour. Mais ce n'est ni par les étoiles, ni par les océans, ni par les cataractes que nous pouvons connaitre la personnalité de Dieu telle qu'elle nous est révélée en Christ. Dieu a jugé bon de nous donner une révélation plus nette que celle que nous offre la nature afin de nous décrire sa personnalité et son caractère. II a envoyé son fils ici-bas pour révéler, autant que les hommes étaient capables de les discerner, la nature et les attributs du Dieu invisible.
Le Christ a révélé de Dieu tout ce que des humains pouvaient supporter sans être détruits. II est le divin Maitre, celui qui éclaire. Si le Seigneur avait pensé que les hommes aient besoin de révélations autres que celles qu'il fit par le Christ et sa Parole, II les leur aurait données.
La Bible est un livre magnifique. Elle dévoile l'histoire des siècles passés. Sans elle, nous en serions réduits à des conjectures et des fables. Elle donne de l'avenir une vision prophétique. Elle est la Parole de Dieu, dévoilant le plan du salut et montrant le chemin qui fait passer de la mort éternelle à la vie éternelle.
Os escritores da Bíblia se referem frequentemente aos fenômenos da natureza como revelações da majestade e grandeza de Deus. Pense no Universo. Em uma noite clara se podem ver a olho nu milhares de estrelas. Porém, nossa galáxia, a Via Láctea, tem cerca de duzentos bilhões de estrelas – e que esta é só uma galáxia entre centenas de bilhões de galáxias que agora podemos ver. Quem sabe quantas mais haverá além de nossos telescópios!
As distâncias do Universo estarrecem a mente: além do Sol, a estrela mais próxima à Terra, Alfa Centauri, está à distância de 4,28 anos-luz (um ano luz é a distância que a luz viaja em um ano – 9,4 trilhões de quilômetros). Uma astronave viajando a 160 mil quilômetros por hora levaria cerca de 29 mil anos para chegar lá. Em contraste, nossa Via Láctea tem o diâmetro de 100 mil anos-luz! A maior galáxia conhecida até agora é Mcarian, com o diâmetro de 1,3 milhões de anos-luz. Fatos igualmente inspiradores viriam à luz se usássemos um microscópio eletrônico para estudar as dezenas de milhares de genes que cada indivíduo possui. Nossa mente finita é simplesmente incapaz de compreender todas as maravilhas do mundo criado.
Mas só a natureza não é suficiente para revelar a plenitude do caráter de Deus. Muitas das questões fundamentais sobre Deus não podem ser respondidas pelo estudo da natureza.
Nos altos céus, na Terra, na imensidão das águas do oceano, vemos as obras da mão de Deus. Todas as coisas criadas testificam do Seu poder, Sua sabedoria, Seu amor. Mas não é das estrelas, nem do oceano, nem da cachoeira que podemos aprender acerca da personalidade de Deus segundo é revelado em Cristo. Viu Deus que uma revelação mais clara do que a natureza era necessária para retratar-Lhe a personalidade e o caráter. Enviou Ele o Seu Filho ao mundo para revelar, tanto quanto podia a vista humana suportar, a natureza e os atributos do Deus invisível.
Cristo revelou, acerca de Deus, tudo quanto seres humanos pecadores poderiam suportar sem ser destruídos. Ele é o divino Mestre e Iluminador. Se Deus houvesse pensado que necessitávamos de revelações outras que não as feitas através de Cristo, e em Sua Palavra escrita, Ele as teria dado.
A Bíblia é um livro maravilhoso. É uma história que nos abre os sé­culos passados. Sem a Bíblia, teríamos apenas conjeturas e fábulas a respeito das ocorrências das eras passadas. É uma profecia que desvenda o futuro. É a Palavra de Deus desdobrando para nós o plano de salvação, assinalando a maneira pela qual podemos escapar da morte eterna e obter a vida eterna.

Feliz Sábado a Todos!